Comentário livro

 

“Entre as Orquídeas”

 

 

 

"Entre as orquídeas" é um livro recheado de sensibilidade arrancada do peito da escritora Nilda Dias Tavares, em que cada conto e cada  crônica desfilam trilhas peregrinadas, ora por espinhos, ora por  jardins cheios de flores, onde o existir partiu de sonhos e realidades, atravessados na ligeireza da vida, mesclando imaginações e vivência que a poetisa soube lançar de maneira envolvente.

A escritora envolve o leitor com o amor que se faz presente a em cada etapa transposta, doutrinando o aprendizado que teve na vida, em cumplicidade com as nuances vividas entre o amor e as orquídeas de um lindo jardim cultivado por sua mãe, tudo em sintonia com a realidade intensamente relembrada.

Na crônica “Minha mãe e as Orquídeas”, a poetisa repousou sentimentos transpassados, saiu juntando tiras, restaurando asneiras, deslizando lembranças de sua mãe,  os momentos íntimos vividos ao lado desta figura marcante,  ante a sua partida, deliciando-se com as orquídeas do seu jardim, assim se expressando com altivez   

 “...Mas, sobretudo, lembro-me de minha mãe conversando carinhosamente com suas orquídeas! Eram belíssimas! As flores amarelas, vermelhas, lilases e brancas, tinham um jeito nobre entre as flores daquele jardim! Que as rosas me perdoem, mas, as orquídeas da minha mãe reinavam absolutas!”.  

Foi quando a poeta  aprendeu a amar esta flor, que hoje só lhe traz doces lembranças de um tempo que lhe foi ceifado  pelo destino.

Conto lírico “Tributo a minha avó”, a escritora  desfila reflexão marcada por amor à  figura de uma imaginária “vovó Ana”, onde a protagonista  fantasia aquela vovó como o porto seguro do seu viver, sua verdadeira corrente dourada,  

“...A princípio, unidas pela dor, nos amparamos uma na outra, mas, com o passar dos dias os conflitos de gerações afloraram inevitável e fortemente...”

Neste livro tão sonhado, a escritora Nilda Dias Tavares fez uma excursão pelas veias do coração, deixando arrebentar uma alma poética, que grita em seu peito, improvisando um castelo no céu.

Um verdadeiro cálice de inspiração ao relatar a infância, o amor maternal, presentes fases da vida fortemente fantasiadas, concedendo ao leitor  a interrogação do ontem, do hoje e  do amanhã. Marcado pelo amor, as ilusões, a dor e o festejar a vida.

A poetisa Nilda Dias Tavares é uma verdadeira escritora de lembranças encravadas no peito e contos que parecem verdadeiros, prendendo o leitor do começo ao fim, fazendo-o cúmplice de suas narrativas.

Esplêndido livro!

Parabéns poetisa,  pela sensibilidade e inspiração !

 

Socorro Lima Dantas.

 

Comentário livro “Entre as Orquídeas” – Página 09/11

Título livro: entre as orquídeas

Autora: NILDA DIAS TAVARES

Editora Ponto da Cultura

1ª Edição

Ano 2009

ISBN: 978-85-61375-31-7

 

 

 

 

 

 

Leitura Crítica Livro:

 

"Inquietudes da Alma..."

 

 

 

Com bastante ousadia, a escritora Ilda Maria Costa Brasil trilha pelo caminho da inovação, registrando pelas veias da prosa, desbravando histórias que prende o leitor, levando-o a um mundo surreal, abrindo inteiramente o coração, sem qualquer obstáculo, exteriorizando as emoções mais puras, deslizando em contos inimagináveis.

 

Mergulhando intensamente neste livro  "Inquietudes da Alma...",  a escritora Ilda  Maria Costa Brasil Brasil escancara-se em um mar sugestivo, de um lirismo singular, fortemente marcado por sentimentos ilusórios, que confundem com uma realidade vivida. Trata-se de um oceano de prosas que chegam até a dialogar com o leitor, onde a Autora jorra inesgotáveis sentimentos de suas fases vivenciadas.

 

Moldando o sonho, exaurindo lágrimas, juntando os pedaços, caminhando por um passado cravado por conquistas e perdas intimamente transpostas, assim ela vai lapidando o seu sonho, onde a alma orquestrou o tom que faltava na melodia de sua caminhada.

 

Além de admirável mulher, com sensibilidade aguçada, amiga, afetiva e solidária com todos os que lhe cercam é uma escritora nata.

 

Ler "Inquietudes da Alma..."   envolve o leitor em ternura.

 

Socorro Lima Dantas.

 

Leitura Crítica  “"Inquietudes da Alma..."  

Título livro: "Inquietudes da Alma..."  

Autora: Ilda Maria Costa Brasil

Editora: Câmara Brasileira de Jovens Escritores

Literatura Sul-rio-grandense

Catalogação na Publicação-Biblioteca Pública/RS/Brasil

1ª edição - Maio de 2009

 

 

 

 

 

 

Leitura Crítica Livro:

 

“JUNTAS, HOJE E SEMPRE !

Entrelaces e Duetos

 

 

 

Na coreografia de duas almas poéticas, que reúne um sublime e verdadeiro elo de encantamento, revelando anseios vividos, desafiando os versos, em vivências diferentes, como se os aqueles sonhos contassem o tempo...

As veias literárias e fascinantes das escritoras Victoria Falavigna e Ilda Brasil que correm em seus peitos, não medem os momentos vividos, elas desabrocham naturalmente, igual a um botão, que se abre em sua estação.

 

JUNTAS PARA SEMPRE, é um presente literário que ficará cravado nos corações dos entusiastas e apaixonados pela literatura, porque neste Entrelace e Duetos, estas duas escritoras desabrocham, em sintonia, os sentimentos mais íntimos. É um encontro poético que ficará marcado eternamente na história da literatura.

Eu aplaudo com admiração as duas escritoras Victoria Falavigna e Ilda Maria Costa Brasil, pela brilhante compilação em que deslumbrada me encontro ao ler esta união de anseios.

Socorro Lima Dantas.

 

Leitura Crítica  “Juntas, hoje e sempre ! 

Título livro: Juntas, hoje e sempre !

Autoras: Victoria Falavigna e Ilda Maria Costa Brasil

Editora; Câmara Brasileira de Jovens Escritores

Literatura Sul-rio-grandense

Catalogação na Publicação-Biblioteca Pública/RS/Brasil

1ª edição – julho de 2009

 

 

 

 

 

 

Homenagem Livro

2ª Coletânea teia dos Amigos 2009

 

 

 

Teia dos Amigos

 

Socorro Lima Dantas

 

 

 

No Teia dos amigos

cheguei  trançando inspirações,

seguindo a melodia do vento,

aportei o cântico da emoção.

Do amor fiz um círculo,

do Teia, porto seguro

onde cravei da essência,

todas as emoções.

Distingui cores, separei flores,

e pelas frestas do amanhã

mirei o brilho das estrelas

de onde surgiram versos !

E, no vagar do tempo,

fui cavalgando...

 na garupa da brisa,

despi a alma.

Na margem da estrada,

fiz-me versos,

 cantei a alegria,

a tristeza,

o amor e o desamor !

Colorindo momentos vividos,

no Teia dos Amigos.

 

 

 

Homenagem Livro: “2ª Coletânea Teia dos Amigos 2009”

Título livro: “2ª Coletânea Teia dos Amigos 2009”

Vários Autores

Uma realização do site: http:/Teia dos Amigos.com.br

Editora: Ottoni Editora

1ª Edição - Ano 2009

ISBN: 978-85-7464-480-6

Com os meus  poemas nas páginas 137/146.

 

 

 

 

 

 

Tributo Dez Anos

PORTAL VÂNIA DINIZ

 

Socorro Lima Dantas

 

 

PORTAL VÂNIA DINIZ: UMA DÉCADA DE LIRISMO E AMOR

 

Um dia foi um sonho. Passaram-se anos, somaram-se etapas. Hoje é uma realidade que já soma dez anos em busca da divulgação da cultura, graças a Escritora, Poeta, Pesquisadora e Humanista Vânia Moreira Diniz, que fez surgir o Portal Vânia Diniz.

Durante todos esses anos construindo o santuário das letras, Vânia Diniz cultivou todas as espécies de rosas que fizeram desabrochar os mais de mil escritores, que ao seu lado se encontram, ritmados pela sinfonia dos pássaros em formas de versos, prosas, contos e crônicas, dos mais belos que o mundo virtual já viu.

O portal VMD é um espaço acolhedor, recheado de calor humano, tal qual a sua fundadora, Vânia Moreira Diniz.

Palavras são ínfimas para descrever a sensibilidade, o sentimento, o dinamismo,  e a inspiração que a amiga e Escritora Vânia Diniz possui.

Ela tem o dom único de transportar os escritores, amigos, e poetas ao seu mundo, onde o crepúsculo parece ser eterno no admirar.

Por um momento permito-me comparar a querida amiga e escritora  Vânia Diniz como o sol: ela é a estrela maior, que faz brilhar  o verdadeiro sentido da literatura, refletindo na alma de todos os que tem a oportunidade de contemplar o Portal Vânia Diniz, retratar e eternizar em nossos corações, e dele fazer parte.

Nesta contínua cavalgada proposta por Vânia Diniz,  delineada com o propósito de historiar as suas inspirações e divulgar escritores desconhecidos, incentivando-os a amar ainda mais a arte literária,  e ainda, divulgar os grandes e consagrados escritores,  publicando suas obras,  para que sejam conhecidas pelos mais diversos leitores.

E nesta caminhada, ela foi colhendo os mais diversos romancistas, historiadores, filósofos, escritores que hoje espelham o Portal VMD nesses dez anos de vida.

Vânia querida amiga, desejo  a você do fundo do meu coração,  que esta década de existência do Portal VMD sejam disseminados ainda mais  a  inspiração.

E que o entusiasmo sempre presente em teu coração seja renovado a cada dia,  com amor, por ser este um sentimento fortemente cravado em teu coração, e que motivou uma década vitoriosa conquistada por você, desde o dia em que você idealizou o nascimento  do Portal Vânia Diniz.

Esta vereda trilhada com tanta dedicação, renúncias, serenidade, e sonhos hoje realizados, onde todos os literatos que fazem parte dela, com orgulho, sabedoria e união.

Com muita alegria e emoção,  Sinto-me lisonjeada em fazer parte  da história do Portal Vânia Diniz, aplaudindo-o  pelos dez anos de sua existência,  e por ser a alameda que eu sempre sonhei e que abrigará os meus sentimentos pelo resto da minha vida.

Vânia Moreira Diniz, obrigada por sua amizade, companheirismo, e por ter me acolhido em seu Portal com tanto afeto.

 

Ano 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 2007 - Fragmentos dos Meus Sonhos - Socorro Lima Dantas

 Todos os direitos reservados
Publicado: 13.01.2007 

Webdesigner:  Sonia Orsiolli